O
meu bom e recente amigo Gleyber, formando do curso de Engenharia Civil da
Escola de Engenharia Kenedy, em Belo Horizonte, me fez uma pergunta muito
importante a algumas horas, precedida da seguinte colocação:
“...o tempo correto de lançamento de um concreto usinado
( convencional), conforme a NBR 7212 é de 150 min ou 2 H e 30', após a 1ª
adição de água...Porém é comum escutar de alguns motoristas de betoneira que é
de 3 Horas. “
Já
deu pra adivinhar a pergunta, não é? Afinal, qual é o tempo de “validade” do
concreto? Seguir a norma, nestes casos é muito bom. Mas é ainda mais importante
entender exatamente os processos que levam à deterioração da qualidade do
concreto, devido à demora na aplicação. O concreto é um material perecível,
todos sabemos. Mas entender os motivos é imperativo para uma boa tomada de
decisão. Basicamente, dois são os motivos pelos quais ele perde a sua “validade”:
1. Início de pega;
2. Perda de plasticidade.
Ensaio de Vicat, para determinar o tempo de pega
O
início de pega é o momento em que se iniciam as reações de cristalização do
cimento. Neste momento, os grão de cimento que estavam sendo lentamente
hidratados começam a passar por uma reação química onde os compostos de
Silicatos e Aluminatos de Cálcio se desassociam, se recombinam com a água e se transformam
em estruturas cristalinas como os Hidróxidos de Cálcio e as Etringitas. Essas
reações são chamadas de “Pega”. Neste momento, a pasta de cimento começa a
literalmente endurecer. Se, a partir do momento do início de pega o concreto
for misturado, lançado e vibrado, as reações serão prejudicadas e o cimento só
atingirá parcialmente seu potencial de resistência. Isso é muito perigoso,
levando a redução muito significativa no valor dos ensaios à compressão. É fácil
observar os sintomas da pega no concreto, porque esta é uma reação exotérmica,
ou seja, gera grande quantidade de calor.
A
perda de plasticidade é o fenômeno de progressiva redução do slump com o tempo.
Ou seja, o concreto vai se tornando mais e mais consistente, menos fluido,
menos trabalhável. No caminhão betoneira, isso pode acontecer devido à
evaporação natural da água ou devido à perda de eficiência do aditivo.
Praticamente todos os concretos vendidos por concreteiras possuem determinadas
dosagens de aditivos “Plastificantes”, capazes de reduzir a necessidade de água
do concreto. Estes aditivos fazem com que o slump suba pela ação de processos físico-químicos
que têm ação limitada no tempo, ou seja, quando acaba o tempo de ação do
aditivo o concreto volta a ter o slump anterior à adição do aditivo.
Neste
ponto, fica mais fácil entender bem o processo e suas limitações. O tempo de
pega, que é característico do tipo e marca do cimento, pode ser facilmente prolongado
pela ação de aditivos retardadores de pega, também largamente usados em toda concreteira.
O principal problema está na perda de plasticidade. Hora, se o concreto chega
na obra com slump 12 cm, por exemplo, e cerca de uma hora e meia depois ele
está com slump 5, não há problema algum em continuar usando, se o tempo de
início de pega ainda não foi atingido. Mas será que alguém realmente continua
lançando com 5 cm? Ou será que se coloca mais água pra recuperar a plasticidade
original?
É
aí que está o perigo. Quando o efeito do aditivo é substituído por água,
obviamente o fator a/c será sensivelmente alterado, comprometendo a
resistência. Então o tempo limite de uso do concreto deve ser definido de
acordo com todo o conjunto de fatores relevantes:
·
Tempo
de pega, segundo o efeito do tipo de aditivo;
·
Tempo
de manutenção de plasticidade permitido pelo aditivo. Entende-se por manutenção
de plasticidade a obtenção de, pelo menos, o limite inferior do slump;
·
Clima
e horário da concretagem. Temperatura, umidade do ar, exposição ao sol, tudo
isso corrobora para mudar o tempo de validade do concreto;
·
Critérios
de produtividade de equipamento. Algumas vezes torna-se economicamente inviável
a permanência do betoneira por longos períodos;
Então,
meu caro Gleyber, infelizmente não posso responder à tua excelente pergunta. Ela
deverá ser direcionada ao Tecnologista da Concreteira. Só ele conhece o traço,
os aditivos, o tempo de pega do cimento. Só ele realiza o experimento de
laboratório, mede a perda de plasticidade. Só ele conhece os coeficientes de
segurança e os critérios de produtividade de máquina. Se o teu caso for
especial, solicite a ele um traço e um processo de concretagem que atenda ao
tempo prolongado requerido pela tua obra. Agora, se você não obtiver uma
resposta satisfatória, ou se sentir inseguro, siga a norma. É teu direito.
Espero ter sido útil a você e demais colegas leitores. Forte abraço!
Muito bom
ResponderExcluirParabéns meu amigo, muitos desprezam estes detalhes e comprometem a estrutura.
Obrigado meu irmao!
ResponderExcluirDeivid Dias.
ResponderExcluirParabéns pela excelente explicação. ótimo blog, recomendo a todos os profissionais da área, como eu. Abraço.
Muito obrigado mesmo, meu caro Deivid! Preciso intensificar o ritimo das postagens, a despeito da correria dessa nossa vida concreteira, que voce bem conhece! Sinta-se sempre em casa aqui, ok? Forte abraco!
ResponderExcluirFoi muito esclarecedor!!! sua postagem me ajudou bastante obrigada!!!
ResponderExcluirFico muito feliz! Seja sempre bem vinda!
ExcluirÓTIMO
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gostaria de saber qual o tempo limite para que se considere "junta fria". Por exemplo se parar a concretagem da laje as 18h e retornar as 8h do dia seguinte a junta será "fria"? Considerando concreto virado na obra por betoneira.
ResponderExcluirMeu caro, a junta fria podera surgir em diferentes niveis, dependendo da diferenca de tempo entre os processos de pega. Como uma referencia, podemos considerar que ao fim de pega da primeira concretagem, teremos uma junta fria ao continuar. Em obra, sem aditivacao, podemos considerar um prazo de cerca de 4 a 5 horas. A vantagem, neste caso, e que se pode tratar a junta, de varios modos possiveis. Forte abraco!
ExcluirExcelente explanação, obrigado.
ResponderExcluirOlá Carlos, tenho acompanhado seu blog é muito bom, todos os assuntos muito bem explicados. Trabalho em laboratório de concreto, tenho uma dúvida, se ultrapassar o tempo de descarga, eu posso colocar aditivo no caminhão afim de manter a plasticidade do concreto, se sim qual aditivo usar, ou melhor é colocar água? colocando aditivo eu posso ter perda de resistência também?
ResponderExcluirObrigada
Vania, se ultrapassar o tempo de descarga, a minha alternativa será descartar o concreto. Tanto o aditivo como a água podem provocar a perda de resistência final. O aditivo seria menos danoso, mas ao fazer isso você assume um risco grande.
ExcluirTenho dúvida uma casa 4 andar bati a lajes aí rachou a laje e escuto barulho fiz contra piso e rachou de novocomo posso resolver isso??
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