terça-feira, 15 de outubro de 2013

O que se move, é a atitude!


 

A pouco mais de um ano, meu grande amigo Marcelo Singulani me convidou para receber orientação profissional através de um processo de coaching. Em pouquíssimo tempo essa oportunidade mudou minha vida. Me fez descobrir meus verdadeiros objetivos, me mostrou meus maiores erros e como fazer para supera-los. Este blog, inclusive, talvez não existiria, não fosse por suas orientações. No texto abaixo, o Marcelo se dirige a nós técnicos, que temos a perigosa tendência de nos esconder no interior de nossos laboratórios. Ele é um dos maiores tecnologistas de concreto do Brasil, formado pelo CEFET MG, com mais de onze anos de experiência em diversas concreteiras, construtoras e empresas de tecnologia. Hoje atua com desenvolvimento de projetos especiais em aditivos para concreto e presta consultoria para quem se interessa em crescimento profissional e na saúde organizacional de sua empresa.

 

O conhecimento é uma betoneira parada, o que move é a atitude
 

Setenta e cinco por cento do nosso corpo é água, mas você não precisa ficar deprimido. Na parte mais alta temo uma massa esbranquiçada e gelatinosa cujo peso oscila em torno de 1300 g e a natureza, sempre tão sabia, decidiu proteger com uma caixa hermética e duríssima, um autêntico abrigo ósseo.

 
E essa coisa fascinante chamada cérebro nos permite um incontrolável desenvolvimento tecnológico, cientifico e material, bem como a hiper-oferta de crenças, filosofias, bondades e maldades que nos envolvem, tudo isso tendo origem na capacidade de pensar. E o melhor de tudo é Grátis!
 

Você provavelmente começou a ler este texto pela vontade de expandir a mente, de ler e avaliar se esse artigo é ou não interessante dentro da sua perspectiva. E nisso posso dizer que somos parecidos, pois este blog está recheado de textos do mais alto calibre técnico, ou seja, temos a mesma vontade e expandir, de crescer, de evoluir e para isso vamos utilizar bastante nosso cérebro.

 
Muitos dos textos deste blog são recheados de conhecimento técnico e acredito que algumas coisas são de conhecimento comum e outros mais específicos são para poucos. O importante disso tudo é que são habilidades de tecnologistas de concreto (dos bons pelo menos).
 

Sou tecnologista e já atuo nessa área há quase 14 anos e já vi muito cara bom escondido, ou melhor, subsistindo dentro do laboratório, engenheiros com boa experiência, com ótima capacidade técnica, mas completamente esquecidos ao lado de suas agulhas de proctor, blaines e provetas, com um mundo girando ao redor chamado betoneira.

 
A maioria desse feras, admiram e enxergam com bons olhos os tecnologistas famosos da ABCP, do IPT, da UFMG e da PQP. Viajam para assistir suas palestras, correm nas livrarias para comprar seus livros, mas aos poucos percebem que em diversos campos o "endeusamento" não pode acontecer. Todos têm muito a mostrar e se escondem como bichos amuados em suas pesquisas megapascais.

 
Nesse momento gostaria que vocês pensassem no que querem: Preferem ser conhecidos ou reconhecidos? Independente da escolha, você precisa tomar algumas decisões, precisa se mostrar. A vida é uma venda, sem ser piegas e capitalista, apenas tipicamente pragmático. Tem que ir para a vitrine, senão encalha no estoque. Mostre todo seu potencial, seu talento como tecnologista. Você tem os recursos necessários para produzir e conduzir seu percurso. Para isso é necessário produzir algumas mudança duradouras em seu ambiente de trabalho, dentre as quais acredito ser as três a seguir:
 

1) Eleve seus padrões: Escreva suas metas, veja o que aceita e o que não aceita mais em sua vida, pense nas pesquisas que quer fazer, nas otimizações que quer implantar, nas rotinas de trabalho pra ganhos de tempo, produtividade, dinheiro, etc.
 

2) Elimine suas crenças limitantes: O ponto forte é acreditar em si mesmo, nada de pensar negativamente, acredite no seu potencial, nada te impede de ir além, pare e respire durante o dia usando seu precioso cérebro, veja o que precisa para alcançar as metas que você se impôs. Quais as atitudes e posturas para ir rumo ao objetivo

 
3) Mude suas estratégias: Agora que já sabe onde quer chegar, trace um plano, uma estratégia para se alcançar os objetivos. Veja o que é necessário para que as próximas atitudes tenham um forte impacto positivo sobre o alcance de suas metas. Uma maneira muito eficaz é ver quem já fez, quem errou e quem acertou, nada de reinventar a roda, aperfeiçoe o que já existe.

 
Além de tecnologista também sou Coach e tenho ajudado muitos a descobrirem seus verdadeiros talentos, suas aptidões e consequentemente prazer e sucesso profissional. Basicamente ajudo as pessoas a tomarem melhores decisões, pois o que mais impacta no nosso futuro profissional e pessoal são as ações sistemáticas que tomamos e não as atitudes que surgem de vez em quando. São as decisões e não as condições de vida que determinam nosso destino.



--

Marcelo Singulani


1 comentários:

Comente, critique, contribua. A casa é sua!

 

Concreto: Propriedades, descobertas e casos interessantes Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates