terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Agregados para concreto e argamassa: Um cardápio mais que variado



 

Meu amigo Lucio Pires, Gerente Comercial da Martins Lana Minerações, me levou para um “tour” pelas dependências da TCL, uma das duas plantas que a empresa mantem em contagem, MG. Já fazia, sei lá, uns 6, 7 anos que eu não visitava o lugar e me surpreendi de novo com o tamanho e a complexidade. Trata-se da maior empresa de agregados para construção civil do país e uma das maiores da América Latina. A especialidade da empresa é a customização, produzindo areias e britas em quaisquer conformações granulométricas que o gnaisse permitir. Parece que a inovação é uma vocação da empresa, em especial do seu Diretor Técnico, outro grande amigo, o Gustavo Lana.

 
Pedreira da TCL onde é extraído o gnaisse para britas e areias artificiais

 
Minha visita à TCL tinha um objetivo. Eu estava procurando uma areia específica para um projeto de pesquisa muito particular. E, diante de várias opções que o Lucio me mostrou, nenhuma se enquadrava exatamente nos parâmetros que eu estava procurando. Essa era muito grossa, aquela muito fina, a outra tinha muito material pulverizado... Enfim, boas perspectivas, mas sem atingir exatamente o meu objetivo. Tiramos a poeira e fomos encontrar o Gustavo que ouviu a minha história, sorriu e disse:

 
_Eu tenho a areia que você tá procurando. Nem o Lucio sabe ainda, mas eu tenho!

 
Ele então nos levou até uma estrutura enorme, instalada há muito tempo, ao custo de milhões e ainda à espera de uma demanda para iniciar a produção. E no fundo de um dos silos da máquina estava uma pequena quantidade da areia que eu precisava. Nem mais, nem menos. Era exatamente o que eu procurava.


 
Materiais de diversas granulometrias, separados durante os processos de britagem na TCL

 
 
Às pessoas costumam me perguntar: “Qual o melhor agregado para usar no concreto?” Normalmente eu respondo: “Aquele que estiver mais perto da obra”. E isso é uma verdade, quando não existem condições específicas. No Triangulo Mineiro usamos basalto porque estamos assentados sobre o maior derrame vulcânico do Pleistoceno. Estamos começando uma obra no interior do Maranhão onde paredes de concreto estão sendo executadas com uma areia de rio muito fina e seixo rodado como brita, porque não existem pedreiras na região. Alguns lugares são ricos em granito, gnaisse, diabasio. Outros têm muito calcário, dolomita, quartzito. O grande gargalo é o custo de transporte, porque dentro de certos limites é possível fazer concreto com agregados de qualquer origem mineralógica, desde que mantenham os requisitos mínimos de qualidade e esta qualidade seja constante.

 
Mas por outro lado, necessidades específicas de produtos especiais só são satisfeitas com matérias primas igualmente específicas. Já transportamos agregado ensacado de Curitiba para BH para obter um determinado padrão de concreto arquitetônico. Já mandamos vários caminhões de brita de BH para o Rio de Janeiro, em uma obra de concreto permeável. Já compramos basalto em São Paulo para uma concretagem em Congonhas, MG. E importamos agregado aluminoso da Europa pra fazer concreto resistente a elevadas temperaturas.

 
Hoje temos, à disposição da Engenharia de Concreto, britas de qualquer granulometria, índice de forma, cor e mineralogia que se desejar. Temos areias artificiais produzidas com equipamentos de moagem e separação sofisticados que simulam as qualidades de uma boa areia de rio, sem a variabilidade, as impurezas e o impacto ambiental. E em todas as finuras possíveis, para o tecnologista combinar conforme sua conveniência. E, muitas vezes, a escolha correta dos agregados, mesmo que a um custo comparativamente maior, pode produzir resultados de melhor desempenho e menor custo final.

 
Britadores centrífugos especiais para a produção de areias artificiais
 

 
Uma das técnicas mais comentadas para se obter um melhor custo / benefício do concreto através dos agregados é o chamado “Empacotamento de Partículas”, ou “Packing Particles”. Consiste em se obter o menor índice de vazios possível no esqueleto granulométrico dos agregados, para minimizar a quantidade de pasta de cimento necessária e elevar a resistência e durabilidade do concreto. É uma metodologia muito legal pela qual eu tenho me interessado cada vez mais, porem que negligenciei um pouco na hora de definir as minhas prioridades. Mas em 2013 (depois que voltar das minhas merecidas férias na lindíssima Natal, RN) prometo que irei levar para o laboratório e publicar aqui meus resultados.

 
Este é um assunto sobre o qual ainda podemos falar muito e este texto é apenas uma pequena introdução. É muito importante, para todos nós que trabalhamos na construção civil, saber reconhecer um agregado de boa qualidade, especificar e comprar bem, conhecer os riscos e patologias inerentes aos materiais e, principalmente, saber usar com criatividade o cardápio de opções que temos no mercado.

8 comentários:

  1. E a respeito da granulometria contínua proporcionar uma maior trabalhabilidade aos concretos tem ligação com menor indice de vazios ?

    ResponderExcluir
  2. Entao, Guilherme, eu estou conduzindo pela primeira vez um estudo comparativo usando essa tecnica. Conheco uma garota, tecnologista da Cassol em Curitiba, que esta bastante evoluida neste tema, tendo inclusive apresentado um bonito trabalho no Ibracon a duas edicoes atras. Quando concluir meus testes vou postar aqui, mas se vc quiser, o link abaixo e para o Linkedin da Patricia: http://br.linkedin.com/pub/patricia-ribeiro-silva/41/722/1a2. Ela pode dividir contigo o trabalho que ela publicou! Forte abraco e obrigado pela presenca!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de um dia chegar ao seu patamar!!!!!!PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diga isso, querida Adriana! Você já esta no meu patamar, à medida que estamos todos no patamar de aprendizes nessa vida. E o aprendizado é como uma singularidade à avessas: Um raio infinito que coisas para se aprender, com uma densidade nula de sabedoria para absorver tudo. O prazer esta em correr atrás deste inatingível horizonte de eventos! Forte abraço!

      Excluir
  4. Conheci seu blog hoje e não me canso de ler os posts, meus parabéns! Excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuliano, Benvindo! Fico muito feliz e realizado com as tuas palavras. A ideia do blog é estabelecer um ambiente de troca de ideias e espero que possamos nos esbarrar sempre por aqui. Em breve, sairei desse período de inatividade e voltarei a postar com mais frequência. A casa é toda tua!

      Excluir
    2. Carlos me ajuda !!!

      quero fabricar argamassa para colocar pisos

      pode me dizer que agregados usar

      Excluir
    3. Manuel,
      Infelizmente, nao tenho expertise nesse tipo de argamassa. Tenho trabalhado mais em argamassas de assentamento, revestimento e contrapiso. Mas posso imaginar que, os melhores produtos para esse fim, estarao nas linhas de areias artificiais, ja que voce ptecisara de granulometria bem pequena e ausencia de impurezas. Procure pelo site da Martins Lana. Eles podem te dar dicas, tenho certeza.

      Excluir

Comente, critique, contribua. A casa é sua!

 

Concreto: Propriedades, descobertas e casos interessantes Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates