segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pavimento de concreto permeável Hydromedia: Ainda por cima é bonito!

 

 
“Conforme previsto, um temporal atingiu Belo Horizonte no começo da noite desta quinta-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) chegou a emitir alerta de pancadas de chuva forte acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. O que não era estimado é que a chuva provocasse tantos transtornos na capital mineira. Choveu mais que o dobro do esperado e a situação se tornou caótica em várias regiões da cidade. Houve vários pontos de alagamento ou risco iminente de inundação. Carros foram arrastados pelas águas e pessoas ficaram ilhadas. Em uma das inundações, um homem morreu dentro do próprio veículo arrastado no Bairro Castelo. Quedas de árvore obstruíram o tráfego de veículos em alguns bairros e houve interrupção no fornecimento de energia elétrica. Pelo menos uma casa desabou na capital. Cidades vizinhas também foram castigadas.”


Esta é uma passagem da reportagem que pode ser lida no site do “O Estado de minas” (www.em.com.br), a respeito da chuva no feriado de 15 de Novembro último. Ela vai encimada pela fotografia abaixo, tirada na Av. Cristiano Machado, próximo ao Minas shopping. Vários amigos meus também postaram nas redes sociais fotos e vídeos de outros trechos alagados da cidade, a maior parte deles com críticas à prefeitura ou à falta de educação de quem joga lixo na rua.


 
 
De fato, o poder público pode fazer muito para minimizar este problema e evitar mortes como a do homem da reportagem. E também aos cidadãos cabe uma parte da responsabilidade de evitar mais tragédias, mantendo a cidade limpa e, consequentemente, os bueiros desobstruídos. Mas quem se lembra do nome de outro vilão, também bastante alardeado por aí? Isso mesmo a Engenharia. Nós, que ao contribuir para o crescimento da cidade, modificamos radicalmente o regime hidrológico da região onde a cidade se assenta. Impermeabilizando o solo e canalizando a água da chuva, para escoadouros nem sempre bem dimensionados. Mas como evitar? Precisamos de áreas de estacionamento, de circulações para pedestres, de moradias populares, de espaços públicos de lazer, etc, etc, etc... Somos cada vez mais numerosos e exigentes e gostamos de pisar no concreto para facilitar o fluxo do dia a dia.


Por isso que eu e outros colegas ficamos tão empolgados com a tecnologia do concreto permeável que conhecemos, através de um produto chamado “Hydromedia”. Lá na companhia a previsão de início das pesquisas neste campo era apenas para o ano de 2013, mas nós acabamos nos antecipando, diante do imenso potencial que todos perceberam. Trata-se de um concreto que permite a passagem de 100% da água incidente sobre ele, apesar de oferecer resistência e capacidade de suporte para o tráfego de pessoas e veículos de passeio. É um concreto bastante fluido e adaptável a áreas de qualquer dimensão e formato. Isso cria dois campos correlatos bastante interessantes: O uso como parte integrante de soluções completas em projetos de drenagem, ou simplesmente como um concreto que não altera as propriedades drenantes naturais do solo abaixo dele.
 

 
Display no laboratório onde trabalho
 

Assim, o Hydromedia pode vir a ser facilmente reconhecido como uma alternativa para uso em áreas de permeabilidade obrigatória nas edificações e, porque não, mesmo em locais livres de legislação, onde o concreto normal seria aplicável. As versões mais atuais dos traços em que estou trabalhando têm uma velocidade de percolação de água de cerca de 350 L/m2*min e é 25% mais leve que o concreto comum. Apesar disso, tenho obtido resistências superiores a 20,0 Mpa na compressão diametral e 3,0 na tração à flexão! Isso faz dele um concreto perfeitamente adaptável em projetos de pavimento de baixa solicitação, figurando como fck 15,0 e fctm,k 2,0 Mpa. No ensaio de desgaste WTAT, realizado em parceria com a SOLOCAP (Obrigado ao amigo Cristiano, também diretor de divulgação da Associação Brasileira de Pavimentação), o Hydromedia não apresentou perda de massa apreciável. No Pendulo Britânico foi classificado como uma superfície de boa rugosidade para evitar derrapagens de veículo.
 

 

Além da enorme velocidade de percolação da água, outra propriedade interessante é a capacidade de retenção de água dentro da massa de concreto, como me chamou a atenção outro dia meu amigo Rodrigo. Isso faz com que um pavimento de Hydromedia funcione como um reservatório de água, evitando a formação de poças d’água e dando tempo para que a evaporação e absorção do solo consumam com a água. Um pavimento de 10 cm de espessura, por exemplo, é capaz de conter uma lâmina d’água de até 3 cm. É o suficiente para permitir que você desça do carro com o sapato seco depois de uma chuva torrencial, mesmo se o solo abaixo for totalmente impermeável.


E se as vagas de garagem dos estacionamentos de todos os supermercados fossem feitas de Hydromedia? E as calçadas no entorno das avenidas maiores? E as praças com playground e aparelhos de ginastica? O Arcindo, presidente da nossa ABESC, outro dia me disse que um dos sonhos dele é que as ciclovias das cidades fossem feitas de concreto permeável: Mais “grip”, menos calor e ainda por cima sustentáveis!
 
 
 
Mas o mais engraçado é que até agora a maioria das aplicações que eu presenciei foi inicialmente motivada por outro atributo do Hydromedia: Estética! Como eu dizia pro meus gurus lá de Lyon, no Brasil estamos fazendo porque é bonito além de funcional, uma característica pouco explorada na Europa, por exemplo. A textura é interessante as cores são agradáveis e, não atoa, apresentamos pela primeira vez na “Casa Cor”. E se os caros colegas Engenheiros querem uma dica, uma das maneiras mais fáceis de emplacar uma tecnologia nova é convencendo os Arquitetos!


O negócio é resistente, bonito, seguro e pode ser uma grande arma na redução das enchentes de verão, ou pelo menos uma forma de não piora-las ainda mais. Relendo esse post eu preciso confessar que esta mesmo parecendo uma propaganda de produto, o que não é o objetivo do blog. Mas, caramba, eu sou mesmo apaixonado por esse concreto. É um dos que deram mais trabalho, pra  mim, meu parceiro Bruno e outros, mas é um dos mais interessantes. Fazemos tão pouco pela natureza, às vezes acho até que fazemos mais contra que a favor. Então, quando aparece uma oportunidade de fazer a diferença com concreto, a gente acaba se empolgando! Até a próxima.

23 comentários:

  1. Adoraria ver Minha cidade Manaus com esse tipo de pavimento.
    A cidade vai passar por um intenso processo de repavimentação, mas não fico nem um pouco animado sabendo que o pavimento que eles vão usar é o asfalto. Além de reter calor, ele é um pavimento impermeável. A cidade fica em meio à maior floresta do mundo e sofre com as fortes chuvas e o calor.
    Mal projetada, seu número de galerias pluviais é quase contável. Poucos foram os governantes que executaram tais obras para drenar a água das chuvas. Hoje em dia, sete minutos de chuva é o bastante para alargar algumas das principais vias da cidade. Enquanto isso, a cidade nao para de crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anime-se, meu caro! Tenho observado uma receptividade cada vez maior por parte dos organismos governamentais como prefeituras, secretarias de meio ambiente e agencias de gestao dos espacos urbanos. Aqui em BH e no Rio de Janeiro (acabo de chegar de la, onde estamos fazendo a primeira aplicacao) as coisas ja estao esquentando. Tambem ha grande apoio de universidades e, de forma ainda mais energica, da ABESC e da ABCP. Nao demora muito e a tecnologia estara mais madura e difundida, principalmente em grandes centros como Manaus. O importante e haver a preoculpacao e fomentar a ideia. Grande abraco!

      Excluir
  2. E ai carlos tudo. E o maicon Ridolfi de pocos de caldas.
    Achei o seu blog :)
    Voce viu os videos que te mandei no seu email.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maicon, seja bem vindo! Cara, naum recebi... se importa de mandar no resende.carlos@ymail.com ? Valeu!

      Excluir
  3. Estou procurando um traço (cimento+agregado) para fabricaçao de placas de concreto permeavel.
    poderia me ajudar por favor? sendo mais claro: quero saber basicamente em relação a 42,5 kilos de cimento qual a quantidade de agregados devo usar? quais esses agregados? se preciso usar aditivos? o meu objetivo e alcancar uma resistencia de 25mpa......se possivel favor enviar para raimundo@rgluz.com.br ou rgluzmodulados@gmail.com.........eu desde ja agradeço pela colaboração....

    ResponderExcluir
  4. Caro Glebson!
    Fico feliz por recebe-lo aqui no Blog. Bom, infelizmente, por questoe de confidencialidade, nao posso falar com voce sobre numeros, quando o assunto e formulacao. Alem disso, aprendi que nesse tipo de concreto o papel principal e do agregado. O que posso te dizer e que a resistencia sera muito mais afetada pelo indice de vazios que pelo fator a/c; o raciocinio em relacao ao consumo de brita precisa ser o contrario, ou seja, a pergunta e o quanto de cimento vou usar para uma dada quantia de pedra; voce precisa decidir se usara ou nao agregados miudos e os aditivos devem ser escolhidos conforme o seu processo produtivo, mais que o traco em si. Me perdoe por nao poder ser mais especifico e espero que essas dicas lhe ajudem. Forte abraco!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Carlos, sou aluno do 9º semestre de Engenharia Civil da Universidade Católica de Santos e estou elaborando o meu TCC cujo tema abordado é Concreto Permeável, viabilidade, vantagens, estudo de caso e etc.
    Goste muito desta matéria, você mais algum material ou bibliografia que pode me auxiliar nessa minha pesquisa, ou até me indicar alguém?
    Desde já agradeço.

    Att.
    Felipe
    felipe.farias.eng@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Caro Felipe!
    Desculpe a demora na resposta. Vou encaminhar um email com as informacoes que tenho. Muito obrigado por me visitar aqui. A casa e tua. Forte Abraco!

    ResponderExcluir
  7. Ola Carlos você tem traço desse concreto?

    ResponderExcluir
  8. Ola Carlos você tem o traço desse concreto? camilosibinel@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia Carlos, sou aluna do 9 período de Engenharia Civil da Universidade do Norte e irei elaborar meu TCC com o Tema Concreto Permeável. Gostaria de saber se posso contar com sua ajuda para mais informações sobre. Caso seja possível, enviar para enminamonteiro@gmail.com

    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Enmina, desculpe a demora em te responder. Tempos dificeis... que excelente escolha do tema! Basta me dizer como posso te ajudar e terei prazer. Forte abraco!

      Excluir
  10. Olá Carlos, td bem?
    Sou aluno de Eng. Civil, e meu TCC será relacionado a Concreto Permeável. No momento estou pesquisando material didático sobre o assunto, por gentileza tem como Vc enviar por email literatura sobre este assunto p/ juntar com oq já tenho?
    Grato pela atenção!
    nelio_stt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nélio, desculpe pela demora. Reunirei o máximo de informações que tiver e já faço contato. Grande abraço!

      Excluir
  11. olá Carlos, tudo bem?
    Sou aluno de Engenharia civil e Estou desenvolvendo meu TCC sobre concreto poroso Asfáltico (CPA), e gostaria de saber se vc devido a sua experiência não teria alguns materiais que possa me enviar para me auxiliar? caso tenha enviar para meu e-mail por favor

    julianoelioterio@yahoo.com.br

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Juliano! Infelizmente, toda a minha carreira (que é 95% do meu conhecimento) foi na área de concreto de cimento Portland. Sei pouco ou quase nada de CBUQ. Mas se eu encontrar um colega que tenha este conhecimento, passarei teu contato pra ele(a). Sucesso no TCC e forte abraço!

      Excluir
  12. quais são os aditivos usado na produção de concreto permeável?podem em indiacar alguma marca e onde comprar.

    ResponderExcluir
  13. Boa dia Carlos,
    Voces vendem a quanto este piso, estou fazendo um projeto na faculdade onde engloba piso permeavel e estou com dificuldade de achar o produto aqui em BH para pronta entrega, e gostaria de saber se vocês venderiam uma ou duas unidades do piso para fazermos nosso teste. Obrigado, aguardo retono.

    marina.lima.zordan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Cara Mariana! Este material é, na verdade, fornecido fresco, em caminhao betoneira. Mas se vc precisar de amostras, com formato específico, mande um email pra carlos.resende@lafargeholcim.com. ficaria feliz em recebe-la em nosso laboratorio. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  15. Artigo interessante, ajuda bastante...

    http://forconmix.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, como você fez o molde para seus blocos de teste? Obs: Não estou falando do corpo de prova e sim da placa da imagem "display no laboratorio onde trabalho"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Desculpe a demora. Então, ali é apenas um prisma retangular que moldei usando formas de madeira mesmo. A intenção era só demonstrar a permeabilidade em uma abordagem de marketing. Forte abraço!

      Excluir
  17. Boa noite, sou aluno do 7º período de Engenharia Ambiental da Universidade Católica do Paraná e estou elaborando o meu TCC cujo tema abordado é Concreto Permeável. Você teria mais algum material ou bibliografia para indicar que pode me auxiliar nessa minha pesquisa.
    Desde já grata pela atenção prestada.

    Att.
    Larissa Schrammel
    Email: larissa_schrammel@outlook.com

    ResponderExcluir

Comente, critique, contribua. A casa é sua!

 

Concreto: Propriedades, descobertas e casos interessantes Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates