terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fissuras em Lajes: Sintomas parecidos, doenças diferentes



Algo me diz que reclamações relativas a fissuras (ou trincas) em lajes estão entre os três mais frequentes temas nos serviços de atendimento ao cliente da maioria das concreteiras do país. Junto talvez com a diferença de volume e atrasos de entrega. Dependendo da época do ano, podem estar em primeiro lugar nas estatísticas. E a maior parte destas reclamações se origina dos construtores que têm pouco conhecimento a respeito das propriedades do concreto e têm um conhecimento informal sobre estruturas de um modo geral.

Em sua maioria, pessoas que estão construindo a própria casa, sem a ajuda de um engenheiro, contando apenas com a experiência dos pedreiros e mestres de ofício (que, diga-se, é de grande importância para o sucesso de uma obra).

Tenho notado que quase sempre estes clientes estão temendo pela estabilidade da estrutura, no que diz respeito à qualidade do concreto. Afinal de contas, está tudo “trincado” não é mesmo? Isso não é uma coisa séria? Não quer dizer que o concreto é ruim? Talvez não. Quando vamos ao médico e nos queixamos de dor de cabeça, pode ser que estejamos sofrendo de stress, ou contraímos uma gripe forte. Ou pode ser dengue hemorrágica. Ou pode ser coisa pior! Tudo depende das características dessa dor de cabeça e dos demais sintomas associados. Depende dos resultados de exames investigativos específicos que o médico prescrever. Das condições em que nos encontrávamos quando a dor começou. Em que parte da cabeça dói? É uma dor constante ou pulsativa? Tem febre? Onde você passou o fim de semana? Oque você comeu? Tua chefe é a Miranda Priestly? Ok, me deixa fazer um exame de raios-X.
 
 
Com patologias estruturais é a mesma coisa. O técnico assume o papel do médico, avaliando os sintomas, mas também as condições de contorno, os métodos construtivos, a cronologia dos acontecimentos, prescrevendo ensaios novos e avaliando os resultados existentes. Ele conversa com as pessoas envolvidas, faz medições, compara com casos anteriores e até lança mão da literatura (porque não?) pra decidir se aquela trinca tem mais probabilidade de ser uma simples retração de secagem, ou se é a parte visível de uma deformação excessiva que irá levar a laje ao colapso. Vão aqui quatro diferentes casos de fissuração, ilustrados por fotografias coletadas em obras reais, associadas a diagnósticos totalmente diferentes onde a simples análise da morfologia da fissura já foi suficiente para se extrair uma conclusão:


 


Estas são fissuras de retração plástica primária. São pequenas, estreitas, normalmente menores que um milímetro, aproximadamente paralelas e normalmente perpendiculares à direção do vento. Ocorrem nos primeiros minutos após a concretagem e são típicas de dias quentes e concretagens próximas do meio dia. Surgem antes mesmo que haja a possibilidade de iniciar a cura.


 
 
 
Aqui temos a famosa retração hidráulica por secagem, o mesmo fenômeno que provocou as fissurinhas da foto anterior, mas agora atuando de forma mais intensa e duradoura. A abertura das trincas é maior que o milímetro e formam-se polígonos. A peça já perdeu muita água por evaporação, assim como a lama no fundo de um rio que secou com a estiagem.
 



 
Estas são devidas à sedimentação natural que o concreto sofre após o adensamento. Quando existem interferências muito próximas, como ferragens (notem como a armadura ficou perfeitamente desenhada), eletrodutos, ou qualquer elemento no interior da massa de concreto com recobrimento insuficiente. O concreto ao se apoiar nestas interferências se dobra, causando as fissuras.



 
 
Aqui o caso é mais grave. Talvez seja motivo de internação e até cirurgia! Fissuras assim indicam um comportamento imprevisto da estrutura, podendo estar associadas a sobrecarga, recalques diferenciais, movimentação precoce do escoramento, falhas de resistência de materiais (concreto, inclusive), defeitos de projeto, execução, etc, etc, etc.

Oque vai definir gravidade, representatividade, abrangência, responsabilidades, causas prováveis e solução de um quadro de fissuras em uma laje é a análise técnica. Essa análise deve envolver todos os atores do processo. O cliente deve estar bem informado sobre o andamento da investigação e colaborar com honestidade na coleta de informações. E precisa também saber olhar a situação de forma global. Como eu costumo brincar, uma vez eu fiz um bolo e ficou muito ruim. Aí eu pensei em acionar a fábrica de farinha. Até que eu parei para pensar e percebi que no meu bolo também tinha ovos, fermento, leite, calor, forma... e método. Método! Puxa vida, mas eu sou um péssimo cozinheiro!


E para aqueles que trabalham ativamente nestas análises, lidando com os problemas no dia a dia, quero deixar a dica que aprendi semana passada em um maravilhoso treinamento gerencial que tivemos na “minha” empresa: Quase sempre a gente vai pensando em causas e soluções ao mesmo tempo em que avalia um determinado problema que não domina. Aí a cada vez que surge um fato novo a gente vai mudando de ideia e ficando cada vez mais perdido e cometendo mais erros e sendo mais precipitado. O correto é dedicar o tempo que for necessário a, de forma totalmente separada, primeiro avaliar o problema. Depois dedicar outro tempo apenas a refletir sobre o que aprendeu sobre o problema. E só depois, se concentrar em montar o quadro de propostas. Funciona.

 

61 comentários:

  1. Grande Presidente!!!

    Estou divulgando este excelente texto aqui na empresa entre os nossos colaboradores, pois atuamos em recuperação de estruturas e seu texto ajuda com uma linguagem simples a conhecer melhor os problemas que estamos acostumados a conviver. Parabéns e continue nos brindando com seu conhecimento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu saudoso amigo! Tomara que essa vida desacelere um pouco e possamos voltar a nos encontrar. Fico feliz que gostou do texto. Ainda estou aprendendo e esse espaco tem me ajudado a praticar...

      Excluir
  2. parabéns pelo texto, estou aguardando novos episodios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, espero que os textos estejam sendo uteis pra voce! Forte abraco.

      Excluir
  3. é quase um consolo esse post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos todos alguma historia pra contar sobre trincas, nao e?

      Excluir
  4. foi de grande ajuda esse texto. sou laboratorista de concreto e solos e estamos com um problema em uma laje que foi concretada a noite, quando foi de manhã apareceu algumas fissuras, tendo poucas delas, vazamento na inferior da peça... muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. foi de grande ajuda esse texto. sou laboratorista de concreto e solos e estamos com um problema em uma laje que foi concretada a noite, quando foi de manhã apareceu algumas fissuras, tendo poucas delas, vazamento na inferior da peça... muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joedson, se te ajudou entao ele cumpriu seu papel e me deixou estremamente satisfeito! E muito bom ter por perto as pessoas que vivem os mesmos problemas que a gente e compartilhar. A companhia em que trabalho esta participando da transposicao ai em Cabrobo (entendi correto?) E ja tive a chance de visitar. Uma obra impressionante. Forte abraco!

      Excluir
  6. As trincas podem ser pou causa de estrutura da obra

    ResponderExcluir
  7. Porque que as vezes ate os blocos de paredes tambem trincao

    ResponderExcluir
  8. Exatamente Alessandro! Uma vez um calculista me ensinou que se houver uma movimentacao diferencial vertical na estrutura, com um delta de 1/600 do vao entre os apoios, a chance de a alvenaria trincar e grande. Muitas vezes a descoberta da causa de uma fissura na lage e identificada pela analise de outras partes da construcao. Muito bem colocado!

    ResponderExcluir
  9. A dúvida: o bolo desandou, a quem recorrer. O ovo da galinha, o leite da vaca, etc. o que quero dizer é que mesmo analisando as trincas, as causas; consertar fica dificil. É o típico trabalho que deve se acertar na primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José, e agora? Tens razão, acertar de primeira é sempre o recomendável. Mas, com o dizia um gesseiro com quem trabalhei a uns 15 anos atrás, "só num tem jeito pra morte". Caros ou baratos, existem vários métodos de solucionar fissuras estruturais ou não. Desde as injeções de Poliuretano até o metacrilato fininho, fininho, para as submilimétricas. E você acaba de me dar esta excelente ideia: temos que ter um texto sobre métodos de reparo estrutural! Tenho tantos amigos bons nesse assunto... alguma alma caridosa há de colaborar com um texto. Forte a braço e aguarde!

      Excluir
  10. Sou Eng Civil, fiz uma lage aqui em casa e deu essas fissuras da figura 3, dois dias apos a concretagem.
    Me disseram pra passar um "mingau" de cimento sobre elas, com um pincel ou vassoura fina.
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Xara! Entao, quando as fissuras em uma laje nao sao extruturais, nao comprometem a estabilidade, elas talvez nao precisem sequer ser corrigidas. Em casos assim talvez bastasse se proceder a execucao da cobertura normalmente. Mas caso se queira melhorar a estanqueidade da laje, por ser o ultimo pavimento, por receio de vazamento em um barrilete, ou uma quebra de telha, a calda de cimento pura pode nao funcionar, porque e rigida demais. Existem uma serie de mantas liquidas bicomponentes flexiveis que voce pode escolher para uma impermeabilizacao do local fissurado, com maior ou menor expectativa de durabilidade e precos. Mas e muito importante ter certeza da causa das trincas, para solucionar a fonte dos problemas antes de tratar localmente a fissura, se for algo que possa reincidir. E e imprescindivel a realizaco de um telhado ou outro metodo de cobertura. Mesmos as lajes mais bem executadas nao estao livres de fisurar e, portanto, nao sao estanques. Forte abraco e boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Carlos Resende, Contruí uma casa 2 pavimentos 3 quartos em cima e sala e cozinha baixo usei lage treliça, depois de 1 ano surgiu no teto da sala uma trinca com uns 30 cm e depois de 6 meses já esta com uns 2 metros sendo que bem visível da 1 metro , minha sala tem comprimento de 4,5 metros a trinca segue o sentido das vigas. Na parte de sima tem a parede de um quarto mas a trinca não fica no lugar da parede fica no centro do quarto , se possível gostaria de sua opinião, desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Edson, perdoe a demora! Entao, fissuras que evoluem com o tempo sao, na maioria das vezes, testemunhas de problemas estruturais. Coisas com recalque diferencial de fundacao ou flexas excessivas causam fissuras assim. Pode nao ser nada, mas seria muito importante voce ter a opiniao de alguem tecnico. Um engenheiro acostumado a ver casos assim pode te tranquilizar ou te propor um metodo de recuperacao. Forte abraco.

      Excluir
  15. Boa tarde bom meu pai encheu uma laje ontem e hj de manhã apareceram fissuras e quando molhamos em cima começa a pinga em baixo, meu pai esta desesperado, qual seria a solução amigo obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz.
      Se as fissuras surgiram ja no dia seguinte, antes da desforma, o mais provavel e que sejam trincas de retracao. Elas nao sao perigosas, mas incomodam devido a goteiras. Mas pode tranquilizar o teu pai, porque toda a laje precisa receber uma cobertura. O geito mais simples e atraves da aplicacao de mantas liquidas de impermeabilizacao. Uma que eu acho bacana e o Sikafill 5. Da pra achar no Leroy Merlyn, Telhanorte, lojas assim. Forte abraco!

      Excluir
  16. a laje da minha mãe só tem 6 meses e tem uma trinca na parte exposta ao sol que passa em cimada da parede e vai ate a coluna ( não tem vazamento na laje).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rubens, peço desculpas por não ter respondido a tempo. Estou retomando o Blog depois de um longo período. Espero que tenha elucidado suas dúvidas. Forte abraço!

      Excluir
  17. Muito bom post, lendo ja me tranquilizou, rsrs.

    ResponderExcluir
  18. Caro amigo.carlos bati minha lage a 5 meses e apareceu uma fenda em cima da viga do meio da obra d fora a fora.
    Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antônio, me perdoe a demora. A vida, de repente, ficou complicada, rs. Olha, deve sim. Uma falha deste tipo pode (muito provavelmente), indicar ruptura por inversão de momento, decorrente da falta ou ineficácia da armadura negativa. É importante que auguem qualificado faça uma verificação, in locu, para você.

      Um forte abraço!

      Excluir
  19. Amigo minha laje construo em cima outro andar e ocorre que no piso cerâmico da parte de cima saiu uma fissura , sendo que essa ocorreu no ponto aonde tem um ligamento na parte de baixo.tenho que me preocupar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sandro,
      As cerâmicas são um bom alarme em casos assim, porque as fissuras estruturais que se transmitem para o acabamento, rompendo-o, assim o fazem devido a apresentar algum grau de movimentação. Portanto, pode sim, ser sinal de uma patologia mais séria. Por outro lado, existem outros motivos de rupturas de cerâmica que em nada se relacionam com falhas estruturais. De qualquer modo, procure um engenheiro com conhecimento nesta área para te deixar tranquilo!

      Abraços!

      Excluir
    2. Caro Sandro,
      As cerâmicas são um bom alarme em casos assim, porque as fissuras estruturais que se transmitem para o acabamento, rompendo-o, assim o fazem devido a apresentar algum grau de movimentação. Portanto, pode sim, ser sinal de uma patologia mais séria. Por outro lado, existem outros motivos de rupturas de cerâmica que em nada se relacionam com falhas estruturais. De qualquer modo, procure um engenheiro com conhecimento nesta área para te deixar tranquilo!

      Abraços!

      Excluir
  20. Amigo minha laje construo em cima outro andar e ocorre que no piso cerâmico da parte de cima saiu uma fissura , sendo que essa ocorreu no ponto aonde tem um ligamento na parte de baixo.tenho que me preocupar.

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Caro amigo,
      É muito raro uma laje não vazar, mas acontece. Uma fortuita combinação de clima adequado durante a concretagem, traço com bom equilíbrio e estabilidade, cura bem feita, bom projeto de armaduras... Mas não se deve contar com isso. O correto é sempre executar uma forma de cobertura que pode ser desde uma impermeabilização provisória, com material semi-rígido de baixo custo, até um telhado. Uma alternativa que, eu acho, tem boa relação custo benefício são as mantas liquidas. Algumas dispensam até proteção mecânica.

      Forte abraço!

      Excluir
  22. E foi assim que eu descobri o seu blog...rs

    As fissuras me trouxeram até aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom do nosso negócio, é que a maioria dos problemas acabam deixando amizades de herança! Abraços!

      Excluir
  23. Comprei minha casa e moro nela há 5meses. A casa e nova mas esses dias deu um barulho e apareceu fissuras na parede. O pedreiro disse que não é grave mas fiquei com medo. Porque ele disse que tem fissura na laje. Não é bem fissura. Porque foi bem fininha. Mas quebrou um pouco o azulejo da ccozinha . Mesmo o pedreiro falando que não é grave to com medo. Pode ser estrutural? Porque A casa e nova. Como e geminada apareceu na outra casa tambem

    ResponderExcluir
  24. Querida Silvia, as fissuras em alvenaria, na grande maioria das vezes são correlacionadas com movimentação da estrutura. Isso não necessariamente significa um problema de estabilidade, mas provavelmente houve uma movimento relativo, como recalque diferencial de fundação, flexão acentuada de vigas, movimentações laterais, etc. É muito importante descobrir qual a origem da movimentação, se ela continua e se sobrecarrega algo além da alvenaria, ou seja, se compromete o funcionamento estrutural de partes da tua casa. Se for uma alvenaria auto-portante, isso se torna ainda mais relevante. Procure consultar um engenheiro especializado em patologias estruturais ou perícia técnica. Me conta aqui a evolução, tá? um forte abraço!

    ResponderExcluir
  25. Para as pessoas que estão com problemas de vazamento:
    A Workshine é uma empresa especializada em Impermeabilização ha 22 anos no mercado. Profissionais qualificados e treinados para garantir um serviço satisfatório. Peça seu orçamento gratuito! 11 39219000
    http://www.impermeabilizacao-sp.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Boa Tarde Carlos,

    Tenho um apartamento, há 15 anos e a cerca de 01 ano, apareceu uma fissura na cerâmica do piso. Esta fissura é no sentido transversal a suíte, cuja espessura houve uma pequena evolução. Esta mesma fissura, com as mesmas características, encontra-se no teto da mesma laje do apartamento abaixo do nosso.
    Gostaria de sua opinião.
    Atenciosamente,
    Francisco Puga - e-mail:francisco.puga@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Francisco, sinto pela demora. Fissuras com orientação definida, que atravessam toda a espessura da laje e se transfixam no acabamento ceramico, surgindo tardiamente são, na minha opiniao, um sinal claro de movimentacao estrutural nao prevista ou, no minimo, uma deformação acima dos limites toleráveis. As causas podem ser das mais diversas. Devido à idade da obra, estas causas podem estar restritas a sobrecargas excessivas, interferencias no predio ou nas proximidades, patologias ou deterioracao em alguma peça estrutural do edificio... enfim, danos a posteriori. Mas sem uma avaliacao criteriosa, minha opiniao se restringe ao ambito da especulaçao. Peocure um profissional da area de patologias estruturais ou, quem sabe, a propria construtora pode se prontificar a ajudar na investigação? Forte abraço!

      Excluir
  27. Primeiramente parabens pelo blog Carlos ,tenho um problema,minha casa e no piso superior,porem o pedreiro nao colocou a quantidade de vigas necessarias,na mudanca ocorreu movimentacao , e notamos uma fissura em varios pisos um do lado do outro no meio da casa justamente onde nao tem vigas as fissuras foram encontratas em dois pisos na frente e um piso atras da casa , o qie devo fazer ? Ja que minha rua ocorre trepidacoes , e a laje nao esta bem nivelada .

    ResponderExcluir
  28. Primeiramente parabens pelo blog Carlos ,tenho um problema,minha casa e no piso superior,porem o pedreiro nao colocou a quantidade de vigas necessarias,na mudanca ocorreu movimentacao , e notamos uma fissura em varios pisos um do lado do outro no meio da casa justamente onde nao tem vigas as fissuras foram encontratas em dois pisos na frente e um piso atras da casa , o qie devo fazer ? Ja que minha rua ocorre trepidacoes , e a laje nao esta bem nivelada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vyctor, desculpe a demora. O teu relato, realmente, suscita preocupações. A boa notícia é que existem bem poucos problemas estruturais que não podem ser solucionados e o teu nao parece ser um deles. Voce precisa da assessoria de um engenheiro com conhecimento em patologias estruturais. Esse profissional podera te dar um diagnostico preciso e orientar o reparo necessario. Se voce conseguir, conta pra gente aqui? Teu caso pode ser de grande relevancia para outras pessoas que tambem acabaram de construir. Forte abraço!

      Excluir
  29. Oi Carlos minha casa tem dois andares foi construída a três anos e ainda estamos na fase de acabamento
    Meu marido reparou umas trincas bem finas nas vigas treliças
    Na laje superior não tem mas agora está apreensivo já que íamos começar a colocar o piso em cima
    Não sabemos o que fazer
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mari, Sabe uma coisa incrível sobre concreto armado? Enquanto ele não fissura, não pode ser chamado de concreto armado. Isso quer dizer que, na prática, toda estrutura de concreto trabalha fissurada, quando submetida a flexão. Então, que a fissura vai existir, não temos duvida. A dúvida é se ela é normal ou se é sinal de uma flecha excessiva. A esta hora, claro (que vergonha), você já teve ter resolvido. Provavelmente contatou o fabricante das vigoras, que é a coisa mais certa a fazer em caso de dúvidas assim e aguardar o parecer deles. Um forte abraço e felicidades na casa nova!

      Excluir
  30. Bom dia Carlos,tenho um imóvel com medidas 4m frente x 10m comprimento. A laje( isopor)não tem uma cinta de concreto ao meio( transversal)está com algumas fissuras, em cima e parte de algumas telas já estão expostas. Ponta de uma das vigotas rachada. Risco de cair? Como recuperar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafa, Quando se trata de patologias envolvendo fissuras, infelizmente não tem como dar um palpite assertivo. Tem que ser feita uma análise pericial por um engenheiro competente no tema. Peço desculpas por sempre ser reticente sobre este tipo de assunto, mas como os efeitos são os mais diversos e as consequências sérias, é preciso sim ter cuidado. Procure um profissional próximo de você, para dar uma olhada. Sossego, não tem preço, não é? Forte abraço!

      Excluir
  31. Boa tarde,
    Quando existe uma racha de 1 cm na laje é possível de reparar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Ha, sim, ha varias formas de se reparar fissuras. Dentre elas, alguns métodos de injeção muito adequados para fissuras muito calibrosas assim. Mas o mais importante é descobrir porque a fissura existe. Senão, o método de tratamento pode falhar ou, pior, você pode estar tratando do sintoma, mas deixando a doença, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde caro amigo especialista , sou técnico em edificações , concretei uma laje tipo maciça com 10 cm de espessura devidamente seguida a norma 6118 com vigas e pilares devidamente calculadas por profissional e sobre minha supervisão , utilizei armaduras solicitadas em momentos negativos e positivos , acontece no decorrer do tempo a obra parou um ano e a laje ficou exposta e impermeabilizada provisóriamente com Sika igol flex , dessa forma nota -se que em quase na direção de todos os eletrodutos que ficaram embutidos no concreto na base inferior vistos apos desforma por baixo , observa-se que fissuraram e mapearam a laje todo o percurso do eletroduto em microfissuras , estou em dúvida do que pode ter ocorrido pois os eletrodutos tiveram cobertura adequada no concreto , porém o concreto que foi utilizado teria FCK 300 /30 MPA com agregado graudo brita 0 ,k e o dia da concretagem estava com muito frio e chuviscando o que ocasionária uma boa cura no meu ponto de vista ! O que pode ter ocasionado ? obrigado abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega! Essa é uma excelente pergunta. Quando o eletroduto fica mapeado pelas fissuras, há grande probabilidade de que tenha sido, realmente, um processo de retração um pouco mais severo, nos primeiros dias de concretagem. Note você que a cura deve garantir que o concreto não perca água até que atinja a resistência mínima para suportar as tensões. Cerca de 15 MPa, ou seja, para um fck 30 pode levar de 3 a 14 dias, dependendo do tipo de cimento. Logo, o fato de ter chovido, no primeiro dia, não exime o risco da retração. Mas, naturalmente, sem um exame criterioso, esta é só uma hipótese a ser considerada.
      Forte abraço!

      Excluir
  34. Olá, adorei esse texto. O recebi da própria usina que fez minha laje, pois com 2 meses tivemos a 1°chuva e estamos com a laje inteira húmida por dentro, os tetos estão rebocados e todos molhados. E agora, o que faço, ao nosso ver é problema do concreto, pois a que fizemos manualmente chegou ficar com poças e não infiltrou nada. Por favor me de uma ajuda. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, com essa demora toda em responder teu comentário, acho que a essa altura você já deve ter resolvido. Eu sinto muito. Se ainda puder ser útil, avisa por aqui, ok? forte abraço!

      Excluir
  35. Texto muito bom !


    http://forconmix.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Carlos Resende bom dia, fiz uma laje com concreto usinado, 100metros, só que quando o caminhão betoneira estava próximo a laje a ser concretada quebrou o mangote, a betoneira ficou uns 30 minutos sem rodar, logo após foi feito a laje, só que depois que eles saíram a área aqueceu muito e no dia seguinte já com bastante fissuras, e foi feito o processo de aguaçao todos os dias, mais abriram muitas fissuras e continuar. gostaria de saber o que pode ocorrer e qual solução.

    ResponderExcluir
  38. olha blog muito mas muito bom, li o artigo e tbm as perguntas nos comentários, parabens por ajudar a galera

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde.
    Fiz uma laje trelicada na minha casa de 80m2, já no mesmo apresentou varias trincas e vazamento. Eu estou com muitas dúvidas se foi movimentaçao do escoramento, retracao do concreto. Reacalque estrutural da funcao nao foi porque ja verifiquei.

    ResponderExcluir

Comente, critique, contribua. A casa é sua!

 

Concreto: Propriedades, descobertas e casos interessantes Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates